No dia 29 de novembro de 2019, às  15h, no Clube Militar do Rio de Janeiro, o Prof. Marcos Costa recebeu o status honorífico  de Comendador a partir da Comanda da ABL – Academia Brasileira de Letras. O prêmio  foi oferecido pela Ordem Comendador Belmonte. 

A comenda da ABL foi fundida pela Casa da Moeda. Em seu anverso, estão cunhadas a imagem e a assinatura de Machado de Assis, primeiro presidente da ABL no período de 1897 a 1908. Em seu reverso, encontram-se a imagem e a assinatura de Ruy Barbosa que foi o segundo presidente  da ABL, comandando a organização entre 1908 e 1918.

Junto com a comenda, foi entregue um quadro ao Prof. Marcos Costa, no qual está o registro do status honorífico.

Na referida data, foram homenageados dez comendadores, em sua grande parte militares reformados e oficiais da lei em exercício. 

O discurso do Prof. Dr. Marcos foi um dos mais emocionantes, sendo elogiado pelo atual Presidente do Clube Militar Gen. Div. Eduardo José  Barbosa.

Estavam presentes generais, magistrados, oficiais, cônjuges, familiares e amigos.  Da parte do Prof. Marcosta Costa, compareceram sua mãe  Catarina Costa e sua amiga Profa. Jaqueline Maia. Foi um momento  de celebração e grande júbilo.

Marcos Costa

Marcos Costa

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística
Geral da FFLCH-USP

CLIQUE NA IMAGEM

PARA COMPRAR