Apresentação de Marcos Costa

 

O Prof. Dr. Marcos Costa participou do Décimo Quarto Congresso Mundial de Semiótica promovido pela Asociación Argentina de Semiótica, de 9 a 13 de setembro de 2019, em Buenos Aires, Argentina.

O comitê organizador do evento foi composto pelos professores María Teresa Dalmasso, Oscar Traversa, Claudio Guerri, Oscar Steimberg e Gastón Cingolani, em conjunto com a Associação Internacional de Semiótica, que é  atualmente presidida pelo professor Paul Cobley, do Reino Unido.

Prof. Dr. Ivã Lopes, Profa. Dra. Norma Discini, Profa. Dra. Vera Abriata, Prof. Dr. Alexandre Bueno, Prof. Dr. Marcus Costa

A edição deste ano abordou o tema Trajetórias, o qual lançou  a Semiótica para além dos desenvolvimentos conceituais da disciplina, ultrapassando-os para conjuntos de objetos midiáticos, comunicacionais, desenho, arquitetura, dentre outros. 

Na ocasião, Marcos Costa fez duas apresentações, uma individual e outra em autoria com a Profa. Dra. Patrícia Coelho (UMESP/ UNIB).

A comunicação individual foi intitulada  “Perfis do ator coletivo manifestante de rua nos editoriais jornalísticos:  das Jornadas de Junho de 2013 aos Protestos de Março de 2015”, analisando semioticamente como as manifestações de rua e seus partícipes foram construídos nos jornais de grande circulação no Brasil entre 2013 e 2015.

  A comunicação em coautoria chamou-se, por sua vez,  “Semiótica e Educação: problematizando o letramento digital por meio do gênero híbrido ciberpoema”, abordando  o surgimento de novos gêneros digitais e suas  relações com a Educação. 

Prof. Dr. Marcos Costa (FAUESP) e Profa. Dra. Roseli Gimenes (UNIP) Marcosentrada do evento.

O evento teve a presença de semioticistas de várias partes do mundo, como Jacques Fontanille, Paul Cobley, Paolo Fabbri e François Jost, e com a presença significativa do Brasil com os professores Lucia Santaella, Winfried Nöth, Waldir Beividas,  Norma Discini, entre muitos outros.

Prof. Dr. Jaques Fontanille (Unilim),Profa. Dra. Roseli Gimenes(UNIP) e Prof. Dr. Marcos Costa(FAUESP)

Marcos Costa

Marcos Costa

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística
Geral da FFLCH-USP

Clique na imagem para comprar o livro