LIVROS E EBOOKS

Este Portal traz os textos,os artigos e os capítulos de livros resultantes da pesquisa do professor, palestrante e escritor Marcos Costa.Você poderá acompanhar a sua agenda de cursos, oficinas, palestras e eventos acadêmicos e profissionais.Além disso tudo, esse é um espaço de divulgação acadêmica acompanhe nosso blog e se surpreenda com nosso conteúdo.Toda semana abordamos um tema diferente da vida acadêmica.

A SEMIÓTICA E O

CÍRCULO DE BAKHTIN:

POLIFONIA EM DOSTOIÉVSKI

A obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin é marcada por uma verdadeira investigação da linguagem humana. Em seus escritos, ele desenvolve uma nova teoria sobre o romance europeu. Hoje, as publicações que tratam dos conceitos bakhtinianos são prolíficas. Contudo, nem sempre os conceitos do autor estão claros ao leitor. “A Semiótica e o Círculo de Bakhtin – A polifonia em Dostoiévski” traça uma interpretação original para aclarar esta questão.

É notável que ao analisarmos os livros, periódicos e materiais especializados no autor encontramos um quadro de interdisciplinaridade. É através de linguística, história, crítica literária, psicologia, pedagogia e tantas outras disciplinas, que se busca desbravar o pensador russo. Acontece que este quadro acabou favorecendo as incompreensões.

Especialmente no tocante a um dos conceitos mais importantes, e complexos, na obra de Bakhtin: a polifonia em obras literárias. O que Marcos Rogério Martins Costa propõe em sua abordagem é uma interpretação coerente e original. Partindo de uma leitura semiótica, ele pôde instrumentalizar os conceitos do Círculo de Bakhtin dentro dos estudos do texto e do discurso.

Mikhail Bakhtin foi líder intelectual de um seleto grupo de estudiosos russos que empreendiam estudos científicos e filosóficos. Em razão de sua liderança esta reunião de pensadores foi chamada de Círculo de Bakhtin. A empreitada do professor-pesquisador Marcos Costa em sua obra é operacionalizar a teoria bakhtiniana a partir da semiótica francesa.

Nas páginas do livro, o conceito das múltiplas vozes é aplicado em três romances do conterrâneo de Mikhail, Fiódor Dostoiévski. São eles: Crime e castigo, Os irmãos Karamazov e Um Jogador. É através deles que será analisada a polifonia em Dostoiévski.

Foi em “Problemas da Poética de Dostoiévski” que o filósofo russo trata pela primeira vez do conceito de romance polifônico. Para ele, é o autor de Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov que inaugura tal gênero discursivo. Este é marcado pela multiplicidade de vozes, que vão se equiparar à própria voz do autor criador.

A metáfora musical aqui não é mero acaso. O termo em sua acepção original descreve a construção dinâmica de uma textura sonora com duas ou mais vozes. Tal combinação origina a harmonia musical – o encadeamento de sons simultâneos. A técnica se opõe ao canto gregoriano, de natureza monódica, ou seja, com apenas uma voz.

É esta mesma dinâmica que Bakhtin enxergará nas obras de Dostoiévski. Ao resgatar os romances do russo em Semiótica e o Círculo de Bakhtin, Marcos Costa faz entender de modo prático e objetivo os procedimentos discursivos do autor. Deste modo, podemos depreender de que forma eles sustentam o efeito de sentido de polifonia nas obras estudadas.

Fonte: Livro Acadêmico
(Disponível em: Editora palco

Ficou interessado?

Quer adquirir essa obra?Então, preste atenção nas prateleiras das

principais livrarias nacionais e internacionais que o livro de

Marcos Costa estará lá, mas se você não quiser sair do

conforto de sua casa, você também pode comprar

A semiótica e o Círculo de Bakhtin

acessando esses sites:

Amazon, Apple Books, Rakuten Kobo,  Wook

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA:
O QUE É E COMO SE FAZ

Está cansado de tanto blá-blá-blá sobre Metodologia Científica e você sempre fica “boiando” ou “viajando na maionese”. Então, esse livro é para você. É uma obra totalmente diferente da verborragia dos manuais de escrita acadêmica. Esse é um livro diferente de tudo o que você já leu sobre metodologia científica.

Em uma linguagem visual e verbal simples e bem divertida, você poderá aprender a formatar seu TCC, a escrever um artigo científico e a se apresentar para uma Banca. Isso mesmo, ou melhor, tudo isso! Ficou entusiasmado? Então, vem comigo que você passa de ano! Clica no botão a seguir e descubra o que é metodologia científica e como se faz.